Perguntas e Respostas

Qual a postura do grupo quanto a religião?
Cada membro desse grupo tem suas próprias opiniões quanto a existência ou não de deuses ou qualquer outro “ser sobrenatural”, porém como grupo assumimos a postura agnóstica, ou seja, uma vez que não há evidencias suficientemente significativas da existência ou não dessas entidades preferimos não assumir posição quanto a sua existência.

Qual a postura do grupo quanto a liberdade de crenças?
Acreditamos que todos tem o direito de acreditar no que quiser, mas isso não significa que todas crenças sejam igualmente verdadeiras. Uma pessoa tem todo direito de acreditar em um monstro de espaguete voador como criador de todas as coisas, mas se ela também quiser estar certa precisa provar que tal criatura existe e que de fato criou todas as coisas.

Também, acreditando na liberdade de crenças, inclusive de acreditar na não existência de “seres sobrenaturais”, somos contrários ao ensino religioso tendencioso nas escolas.

Qual a postura do grupo quanto a (inserir aqui alguma outra ideologia/crença/teoria/assunto)?

Cada membro do grupo tem sua própria postura quanto a todo e qualquer assunto. A associação à Sociedade Racionalista USP pressupõe concordância (crítica, não dogmática) com apenas um princípio: não se deve acreditar, ou fazer outros acreditarem, em qualquer proposição para qual não exista nenhuma evidência. Portanto, os membros estão constantemente (e de maneira muito saudável) discutindo o que constitui uma evidência, se elas existem ou não para determinada crença ou teoria, etc.

O grupo critica alguma crença/teoria/ideologia?
Não. O grupo critica todas crenças/teorias/ideologias! Respeitamos pessoas e o direito delas de falar o que bem entendem, nunca idéias. Idéias não sentem dor, não sofrem. Idéias existem para nos servir e não o contrário. Portanto devem ser criticadas o tempo todo e reformuladas sob a luz das evidências.

A sociedade tem cunho político?
Somos ativistas, e existe um crescente movimento global de organizações humanistas, racionalistas e seculares. Não temos, contudo, nenhuma afiliação política.

O homem da ciência aprendeu a acreditar em justificação, não pela fé, mas pela verificação. – Thomas Huxley

  1. guilherme henrique

    GALERA PRECISO DE AJUDAAAAA!

    MINHA CUNHADA TEM DOIS EXERCICIO DE QUANTICA PRA ENTREGAR COMO PROVA DA DP DELA SEGUNDA FEIRA!
    ALGUEM SABE FZR POR FAVOR!!!

    POSTo O EXERCICIOO, COMO FOTO, POR FAVOR PRECISO DE AJUDA!!

    OBRIGADO

%d blogueiros gostam disto: