O poder do efeito placebo

“Efeito Placebo: quando algo sem valor terapêutico conhecido pode fazer com que pessoas se sintam melhor”.

Vídeo interessante que demonstra como o efeito placebo age nas pessoas. Mais interessante ainda é quão forte é seu efeito.

Eis a explicação dos efeitos da homeopatia, espiritismo, terapias herbais, e outras pseudociências. O problema é quanto você paga por esse efeito que, aliás, não cura.

Para as pessoas que se perguntaram onde achar as referências das pesquisas do vídeo, achei nos livros abaixo. Aliás, vale (muito) a pena lê-los, principalmente o “Trick or Treatment” do Sigh & Ernst.

E iniciamos a contagem regressiva para o Dossiê da Homeopatia

Referências

The Placebo Effect: Illness and interpersonal healing. Milner F.G.; Colloca L.; Kaptchuk T.J.  In Perspectives in Biology and Medicine, Vol: 52(4); 518-39, 2009. John Hopkins University Press.

The Placebo Response and Power of Unconcious Healing. Richard Kradin. Routledge Ed. 2008

Trick or Treatment? Alternative Medicine on Trial. Simon Sigh & Edzard Ernst. Bantam Press. 2008.

The Science of the Placebo. Harry Guess. BMJ Books. 2002.

Superstition: Belief in the Age of Science. Robert L Park. Princenton University Press, 2008.

Sobre Gabriel Bassi

Natural de São Paulo, Capital. Formado em Fisioterapia pela USP de Ribeirão Preto, faz mestrado em Psicobiologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Faz pesquisas nas áreas de neurologia, imunologia e comportamento animal. Tem interesses (extra-acadêmicos) em pesquisas sobre a evolução cultural, econômica e social de distintos aspectos da religião e da religiosidade nas sociedades.

Publicado em 15/10/2011, em crenças, Efeito placebo, homeopatia, racionalismo. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Esta corretíssimo, todos os casos de curas espirituais mostram apenas uma melhora inicial de uma doença,ou seja não a uma cura e sim uma melhora dependendo do estado da pessoa você é seu cérebro,se você esta alegre e confiante,ele está e se o gerenciador do seu corpo está,o seu corpo também vai estar.Depende do animo e do sistema imunológico da pessoa e eu era espirita então eu tenho competência pra dizer que casos que a pessoa vai fazer uma cura e sai de la já curado, não existe,é só uma melhora no sintoma devido ao placebo e que com o tempo pode haver uma melhora maior ou não,muitas pessoas morrem por causa disso.Como sabemos,estresse mata.

  1. Pingback: Problemas no Pensamento Pseudocientífico « Sociedade Racionalista USP

%d blogueiros gostam disto: